quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vigilantes do peso

Hoje eu estou aqui para falar um pouco sobre o Vigilantes do Peso e explicar como tudo começou e como o sistema deles funciona. Provavelmente esquecerei de muita coisa. Então depois faço outro post. E estou disposta a tirar qualquer dúvida,ok?

Bem, minha mãe, depois que eu tive Henrique, e que passou mais a fase dos problemas relacionados à amamentação (explico depois), sempre ficava dizendo que eu estava enorme de gorda, que eu nunca iria me recuperar desse jeito, que nunca tinha me visto dessa forma, e que era uma vergonha, etc. E falava bastante dessa amiga dela chamada Helena que trabalha no VP. Helena na verdade foi o meu incentivo, porque ela era gordinha, sabe, mas não gorda. Certo dia, quando ela foi me visitar eu simplesmente não a reconheci! E ela me disse que ir às reuniões me ajudaria muito, e que ela mudou o estilo de vida dela, porém não deixou de tomar as cervejinhas dos finais de semana (ponto pra ela!).

Demorou um tempo até eu me render a essa idéia de encontros semanais, pesagem, pontos, dieta restrita- não sabia nem mais o que era isso. Até que um dia eu resolvi ligar pra lá e pegar informações. Fui com a cara e a coragem e meio descrente, confesso. Porque a única vez que emagreci mesmo foi tomando remédio controlado - sob a orientação da minha médica, vale ressaltar.

Primeira reunião.
Assim como eu, havia mais três pessoas que estavam lá pela primeira vez. Quando você chega, faz o cadastro, paga, conversa um pouco, tira as dúvidas e se pesa. Eu paguei R$110, pois fechei um pacote de quatro semanas e nisso já está incluso a taxa de associação. Achei melhor pagar logo porque assim eu ficaria condicionada a ir, já que se você faltar a reunião depois de ter pago eles não devolvem o dinheiro. Existe também a opção de assistir a uma reunião por experiência. Conselho: paguem logo tudo porque vale a pena e voce tem que ir de todo jeito.

As orientadoras são pessoas que um dia foram gordas e hoje são sócias vitalícias do VP (fazem manutenção mensal). Minha mãe acha um absurdo não ser uma psicóloga ou uma nutricionista. Apesar de ser um sistema que vem sendo utilizado há anos e se repetindo, eu tenho que concordar com ela. Também acharia válido colocar pessoas graduadas na área para prestar uma maior assistência. Eu, por exemplo, adoro falar, desabafar, tirar dúvidas e vejo que não há espaço para isso. E essa orientadora que eu peguei esse mês é ótima, super divertida, tem uma história bacana, está no VP há 13 anos se não me engano. Mas, não é o tipo de pessoa que chega para perguntar se está tudo bem, ou como as coisas estão indo. Ok. Tem vários sócios na reunião (cerca de 25 pessoas), talvez ela não teria tempo para perguntar a todo mundo e tal. Fazer o que, sinto falta disso. E nesse ponto, acredito que se fosse uma pessoa da área, talvez tivesse mais esse tato.

Enfim.

A reunião: Na primeira reunião voce recebe o livrinho 1, que ensina você a começar a reeducação, a contar quantos pontos voce deve consumir no dia, que contém a lista dos alimentos e bebidas que são Zero pontos, um cardápio sugestivo, umas receitas bem bacanas, e umas palavras de motivação. No proprio livrinho voce pode ir marcando no cardápio oferecido o que voce comeu (contanto que seja aqueles alimentos que estão lá), ou então você pode imprimir no site Vigilantes do Peso um modelo de cardápio em branco onde você pode anotar as comidas e os pontos.
Um ponto positivo de ir para as reuniões é que você vê que não está sozinha nesse barco, sabe. As pessoas riem das coisas de gordinhos que a orientadora fala junto com você! hahaha
A pesagem semanal é muito motivante.


Qual a sua meta?

Ao chegar você já chega com o pensamento,né, preciso perder 20kg! Mas, você aprende e compreende que:
Primeiro: Você não vai perder, vai jogar fora. Afinal, quando perde você espera encontrar novamente.
Segundo: o VP não vai te fazer secar do dia para a noite. E apesar de você ter a sua meta, o saudável e possível é perder 0,5kg por semana.
Terceiro: para ter uma  vida saudável e um peso bacana a boa alimentação é imprescindível. E para se ter uma alimentação adequada três pontos são fundamentais: COTA, PORÇÃO E VARIEDADE. Eles batem nessa tecla o tempo todo! E é verdade. Porque se você se acostumar a comer sempre as mesmas coisas, depois que perder certo peso, você vai estabilizar e talvez nem perca mais, pois o seu organismo vai entender que aquilo é o normal e não vai se esforçar para metabolizar mais, queimar mais calorias (falando com palavras bem simplórias, tá?).
Gente, é muito importante mudar o cardápio e fazer lanchinhos!

Lá eles vendem uns livros de receitas! Tem cada uma maravilhosa! Como eu moro "sozinha" = não tem ninguém para cozinhar para mim, o que mais chamou minha atenção é um que tem várias receitas que são feitas com apenas 5 ingredientes! Eu vou disponibilizar ele aqui para vocês. Um outro que eu gostei bastante é um que ensina lanches e petiscos! Eu adoro reunir os amigos na minha casa para tomar uma cerveja e bater um papinho. Então, não quero ficar só olhando eles comerem salgadinho,né. O mais bacana de tudo é que além das receitas serem super fáceis, são deliciosas! E todo mundo vai querer dividir o lanchinho com você! hahaha
E isso é bom porque significa que você vai dividir os pontos também!

Ah! Vale lembrar também a importância do exercício físico! Não precisa ser na academia, uma caminhada de pelo menos 20 minutos por dia já faz uma diferença enorme! Principalmente na saúde mental da gente.
Geralmente protelamos o começo, deixamos sempre para as segundas! Mas, que tal se hoje a noite nós colocarmos aquele shortinho sexy de malhar e formos dar uma caminhada light? Não precisa ser longa. Olhe, eu estudo de manhã, trabalho de tarde e cuido do meu filho à noite. Eu fico morta depois que ele dorme. Mas, hoje eu vou fazer a minha parte. Estou me comprometendo com vocês. Quem quiser me acompanhar fala comigo pelo twitter ou me manda email.

Então, não tem segredo: boa alimentação, pesagem semanal, meta de 0,5kg por semana (isso é o mínimo, algumas pessoas perdem muito mais! Na minha útima reunião uma menina tinah perdido 2kg), exercicio fisico = corpinho de dar inveja e fazer estrago! hahaha

Eu sei que é difícil colocar em prática tudo isso. Mas, meu objetivo aqui é auxilar quem precisa e seguir em frente com a minha luta! Sinto como se eu matasse um leão todo dia.

Bom dia para vocês!

robertalin.s@hotmail.com - também msn

@betinalins - twitter

(Estou postando da faculdade por email, depois edito direitinho)


Beijos,
Betina.

Um comentário:

  1. Adorei a ideia do blog e dou o maior apoio. Quero ver vc mais gostosa quando eu voltar, viu!
    kkkkkkkkkkkkkk
    bjus

    ResponderExcluir